domingo, maio 20, 2007

Xaile...pátio do Sol...









Lília, Linda!

Se existem pátios acolhedores, o do Sol da Fábrica da Pólvora de Oeiras é um deles... lindo lugar para se xailar!

Até o frio e o vento se juntaram à festa! É, também assim, que tudo se vai confirmando... a este XAILE é impossível resistir! :)

Confesso que desta vez me arrepiei mais do que nunca, não só pelo frio que se sentia :):):):) mas também pelas novas Energias, Luz, Movimentos e Sonoridades que vou descobrindo em XAILE, sempre que por ele me deixo envolver.
(Muito se pode descobrir, para além da pólvora, naquele pátio de Oeiras!...) :):):):)

Muito Obrigada, Lília Linda, por todos os momentos!
Xailirá, Lília!

Um beijo
Mena




P.S. Lília, Linda!


De forma alguma queria "poluir" o que de tão lindo está sendo escrito e feito no seu http://www.myspace.com/liliamatos e no "Viagens" Mundo...

Em "Agostinho e seu sentir!" a minha "infoexclusão" não me permitiu deixar um comentário em condições, peço imensas desculpas. :(

Um beijo

Mena



sexta-feira, maio 18, 2007

Mariária... Mané!



Mané :)

É mesmo!
É só com a "alma ancorada no que é nosso que redescobrimos novos caminhos e novos destinos, tornando cada pedaço de terra que pisamos, onde quer que estejamos no mundo, num pedaço de Portugal."
Que despertar! Que aventura! Que coragem! Que mistura e riqueza de sons e de composições!
Enfim... Que grande surpresa, Mané!
Há já algum tempo que esperava por uma surpresa mas... nunca imaginei que seria desta maneira... :)

Pelo que li e ouvi em http://www.myspace.com/mariariaportugal, Mariária a todos oferece o que de melhor se faz na e pela música portuguesa.

Sabe tão bem ouvir e sentir os cantos e os encantos dos Mariária!
Força Mané! Que Mariária se espalhe pelos 5 continentes!

Um beijo
Mena

domingo, maio 06, 2007

Xaile

Só mais um minuto...de Xaile! É impossível resistir (mais uma vez)!... :)


Lília, Linda!

Quando se encontra um texto como este é impossível não o transcrever...:)

Em http://raizeseantenas.blogspot.com/ de Xaile muito se divulga ...

"Raramente, na música portuguesa, se arrisca fazer da pop popular e do popular pop. Quando pop e popular deviam ser, sempre, sinónimo ou, pelo menos, palavra filha uma da outra. E quando isso acontece algo de importante acontece na música portuguesa. Aconteceu com a Banda do Casaco. Aconteceu com António Variações e os Heróis do Mar. Aconteceu com os Sétima Legião, os Ocaso Épico e os Madredeus. Aconteceu com os Trovante e, mais tarde, os Sitiados. Acontece, agora, com projectos tão diferentes como A Naifa, os Dazkarieh, os Chuchurumel, os Mirandum, Uxu Kalhus ou os Dead Combo, entre alguns poucos outros. Por caminhos diversos, através de abordagens diferentes, seguindo uma ou outras vias, todos eles procuram a essência da música portuguesa, abrindo-a a novas influências e avançando convictamente para o futuro.

Xaile, um novo grupo de música portuguesa - de «música planetária portuguesa», diz Johnny Galvão, um dos fundadores do grupo - inscreve-se facilmente nessa antiga e nova linhagem. Porque é música portuguesa de raiz e é muita, tanta, música à volta. Mas com tudo isto a fazer sentido, de canção para canção e tudo dentro da mesma canção, movimentos perpétuos de canções dentro de canções, dinâmicas, variações, surpresas constantes em que chulas e malhões, fado e cante alentejano podem coexistir com o hip-hop e o jazz e o funk. Em que ecos de José Afonso, Sérgio Godinho, Fausto, Banda do Casaco e Madredeus namoram com a música dita celta em jigs, reels e airs (e a sua renovação através de nomes como Clannad, Enya ou Capercaillie), com o flamenco, a música árabe, africana ou brasileira. Sem barreiras, sem pudores, sem vergonha, o que também quer dizer, com um sentido pop raríssimo no nosso país. E com uma alegria, um brilho e uma criatividade constantes.

Depois, pormenor que está reservado para este terceiro parágrafo: à frente do Xaile estão três cantoras, três belíssimas cantoras, todas elas irmanadas num sonho comum, solidárias e complementares, tão diferentes mas tão iguais na maneira como se entregam à sua arte. Chamam-se Marie, Lília e Bia e são as três cantoras e instrumentistas e bailarinas. Marie, luso-francesa com um pé em Paris e outro no Algarve, a fazer um mestrado em Literatura Oral Tradicional, fez parte durante alguns anos dos Alambique, Dazkarieh e Avalon Ensemble. Hoje, faz investigação no Centro de Tradições Populares Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e está de corpo e alma no Xaile, onde canta, toca gaita-de-foles galega, variadíssimas flautas de Bisel e adufe. Lília, portuense mas transmontana de coração, estudante de Artes do Espectáculo também na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem formação em dança, pertenceu a um rancho folclórico e participou em vários espectáculos de teatro e televisão. Teve várias propostas para gravações a solo mas prescindiu delas em favor do Xaile, grupo do qual diz ser «o meu sonho». No Xaile, Lília canta, toca harpa céltica e percussões. Bia é açoriana, arquitecta, e passou por grupos rock e tunas universitárias (refundou a Arquitectuna, na Faculdade de Arquitectura de Lisboa) e está no Xaile, com paixão, onde canta, toca guitarras, cavaquinho e percussões. E quem ouve o álbum de estreia do grupo percebe a química, a união, a diversidade e complementaridade destas três vozes, mas ao vivo tudo isto ainda é mais visível. Vêem-se as três juntas e pensamos nas finlandesas Vartinna, nas belgas Lais, nas galegas Leilia, nas «multinacionais» Zap Mama... Isto é, num grupo em que as vozes femininas, por muito boas que sejam individualmente, e são!, valem muito mais porque fazem todo o sentido quando ouvidas assim, em conjunto.

Marie, Lília e Bia são as três pontas do Xaile. Mas falta falar de quem teceu, primeiro, o tecido de que o Xaile é feito. Na base, na origem, da história estão dois músicos e compositores, Rui Filipe Reis e Johnny Galvão. Rui Filipe, compositor das músicas e co-letrista, produtor, arranjador e instrumentista (teclas, programações, acordeão) do Xaile, tem formação clássica em piano, trabalhou como instrumentista e arranjador durante vários anos com Dulce Pontes, participou em musicais com Pedro Osório e José da Ponte e, desde há dois anos, é um dos responsáveis pela produtora Raga, em que desenvolve projectos próprios de composição e produção. Johnny Galvão saiu de Portugal nos finais dos anos 60 e desenvolveu a maior parte do seu trabalho de instrumentista e produtor em Espanha (onde trabalhou na renovação do flamenco com Paco de Lucia e Manolo Sanlucar e no cruzamento do flamenco com outras linguagens, nomeadamente com Miguel Rios, o duo feminino Las Grecas, Los Chorbos ou no álbum «Delírios Ibéricos», que juntou Rão Kyao com os Ketama) e no Brasil (em que, nos anos 80, produziu trabalhos de vários grupos e artistas como Leo Jaime, no polémico álbum «PhodaC», e Raimundo Fagner). Johnny Galvão criou também música para teatro, cinema e publicidade, antes de regressar a Portugal. Nos últimos dois anos tem trabalhado em parceria com Rui Filipe na Raga, onde desenvolveram dois projectos em parceria: os Rosa Negra e o Xaile. No Xaile, Johnny Galvão é produtor, arranjador, guitarrista, co-compositor das músicas e autor das letras. Letras que remetem para um imaginário tradicional português. No Xaile, há frases, expressões, citações que ajudam imediatamente a situar a música num território mítico, nosso, feito de canções antigas, lenga-lengas, jogos infantis ou poesia popular. No Xaile escutam-se palavras nossas, tão nossas, na voz das três cantoras - «giroflé», «pouca-terra, pouca-terra», «vai de roda», «entre as brumas da memória», «sape gato lambareiro», «rei, capitão, soldado, ladrão»... - em novos contextos, com novos significados, em novas harmonias. E até, no único momento em que se usa uma língua estrangeira, o inglês - «Far away, far away from here...» -, as palavras são de Fernando Pessoa. Palavras ditas, no disco do Xaile, pelo inglês Russell Nash - cantor que com a sua banda homónima, Nash, teve bastante sucesso no Reino Unido, em 2001, com o álbum «The Chancer» e que se apresta agora para gravar um novo álbum para a Raga.

O álbum de estreia do Xaile, homónimo, é editado em Junho através da Universal Music Portugal.
Do alinhamento, constitituído unicamente por originais, fazem parte os temas «Ai Linda, Ai Linda», «A Ver o Mar», «Assim-Assim», «Encontro Marcado», «Onde For o Amor», «Roda da Alegria», «A Minha Circunstância», «Aquele Maio», «Ao Luar», «Haja Saúde», «Até Me Encontrar», «Jardim Celeste», «Lá de Onde Eu Sou» e «Não te Vás Embora». O primeiro single, «Ai Linda, Ai Linda», começa por estes dias a rodar nas rádios. Para dar um novo significado à sigla MPP. Posted by António Pires "

Que Grandes Surpresas!:):):)

Um beijo
Mena

terça-feira, maio 01, 2007

Maio...

Lília e Mané, Lindos!

Que este mês de Maio seja pleno de cores, frescura, música, festa, encanto e... que a tradição das vossas surpresas se mantenha :).

Um beijo
Mena

*Em 2010...*

***** Que as emoções com Xaile e Mariária sejam as maiores! *****:)

Lí­lia e Mané de 2002 a 2006...

4anos

Mariária

CD Mariária já à venda on-line em www.cdgo.com e nas lojas FNAC:)

  • CD Mariária à venda
  • "Ao seu lugar" 1º Single Oficial Mariária
  • Hi5 Mané Crestejo
  • Concerto Mariária SPA
  • MySpace Mariária
  • Diário Digital "Mariária" Prémio SPA
  • SPA Concurso CAAM 2007
  • Diário XXI SPA atribui prémios a jovens
  • Notícias da Manhã
  • Mariária...Sonoridades...
  • "Xaile"


    "Xaile"Últimos Espectáculos...

  • "Xaile"19 Março 2008 CCB
  • "Xaile"25 Janeiro 2008 Lagos
  • "Xaile"16 Dezembro 2007 Póvoa de Varzim
  • "Xaile"10 Dezembro 2007 Fnac Alfragide
  • "Xaile"7 Dezembro 2007 Gala Aveiro FM
  • "Xaile"1 Novembro 2007 Vinhais-Bragança
  • "Xaile"31 Outubro 2007 Almada
  • "Xaile"27 Outubro 2007 Vila Real
  • "Xaile" 13 Outubro 2007 Carnaxide
  • "Xaile"5 de Outubro Palácio de Belém
  • "Xaile"On-Line

    onlinexailirá
  • "Xaile"Música On Line
  • "Xaile"M.P.P.
  • "Xaile"Lília
  • "Xaile"Lília "Viagens Mundos"
  • "Xaile"Bia
  • "Xaile"Marie
  • "Xaile" Wikipédia
  • "Xaile"Espanta Espíritos
  • "Xaile"Raga.pt
  • "Xaile"Raga.pt
  • "Xaile"Fnac
  • "Xaile"CDGO
  • "Xaile"Edusurfa.pt
  • "Xaile"Universal Music
  • "Xaile"Universal Music
  • "Xaile"ecard universal music
  • "Xaile"Lisboa Jovem
  • "Xaile"Agência Reunião
  • "Xaile"Colectânea Mediterrâneo(Fnac)
  • "Xaile" na Televisão

  • "Xaile" Gala RTP 50 Anos 07-12-2007
  • "Xaile"RTP1 Praça da Alegria 29-11-2007
  • "Xaile"RTP2 Palco 16-11-2007
  • "Xaile"Sic Programa "Fátima"29-10-2007
  • "Xaile"Sic "Contacto"25-10-2007
  • "Xaile"TVI 14-10-2007
  • "Xaile"Sic Notícias "Músicas do Mundo" 13-10-2007
  • "Xaile"TVI "Cartaz das Artes" 05-10-2007
  • "Xaile"Sic Notícias "Cartaz" 01-10-2007
  • "Xaile"RTP1 TOP+ 15-09-2007
  • "Xaile"Especial RTP2 08-09-2007
  • "Xaile" Especial SIC Notícias 14-07-2007
  • "Xaile" na Imprensa

  • Destak 19-03-2008
  • VIP 18-03-2008
  • 24 Horas 13-01-2008
  • Correio da Manhã 12-01-2008
  • Blitz nº19 Janeiro 2008
  • Blitz nº17 Novembro 2007
  • Expresso 3-10-2007
  • Correio da Manhã 29-9-2007
  • Correio da Manhã 29-9-2007
  • Máxima 26-9-2007
  • Destak 24-9-2007
  • Destak 24-9-2007
  • Magazine Artes Setembro
  • Correio da Manhã 25-8-2007
  • Nova Gente 13-8-2007
  • TV7dias 24-7-2007
  • Vivalgarve 24-5-2007
  • "Xaile" na Rádio

  • Cotonete Discos
  • Cotonete TOP 100
  • Vozes da Lusofonia 04-11-2007
  • Antena 1 Viva a Música 20-09-2007
  • Antena 1 Viva a Música 20-09-2007
  • Cantos da Casa25 19-09-2007
  • Rádio Boa Nova 02-08-2007
  • Rádio Universitária do Minho "Terra de Abrigo"
  • Canto Nómada 26-07-2007 24ª 1ªh 2ªparte
  • Rádio Sopa de Pedra 19-07-2007
  • Rádio Batalha 18-07-2007
  • Sopa de Pedra
  • "Xaile"Vídeos

  • Truveo.com tag"Xaile"
  • "Xaile"www.raga.pt
  • "Xaile"Dailymotion
  • "Xaile"Sapo.pt
  • "Xaile"MySpace Vídeos
  • "Xaile"YouTube
  • "Xaile"Destak TV
  • "Xaile"Hi5,Blogues...

  • "Xaile"Hi5
  • "Xaile"Expressões Lusitanas (1ªParte)
  • "Xaile"Expressões Lusitanas (2ªParte)
  • "Xaile"quand le Portugal se fait celtique...
  • Momentos... Lília...2007

    24-2-2007 Almada Incrível club

    Momentos...Mané...2007

    7-3-2007 RTP1 50 Anos

    Mané Vídeos

  • Mané Dailymotion
  • Mané YouTube
  • Recordar Momentos...a clicar...

    Aplausos de hoje!...

    Aqui, Lí­lia e Mané são aplaudidos!...